36ª Reunião anual da SPAIC

O Centro de Congressos do Hotel Vila Galé, em Coimbra, foi palco da 36ª Reunião Anual da Sociedade Portuguesa de Alergologia e Imunologia Clínica, que se realizou no fim de semana de 9 a 11 de Outubro e que a APDIP teve oportunidade de assistir, com a presença do Presidente da Direção Ricardo Pereira.

Em ano de comemorações dos 65 anos da SPAIC, a reunião anual decorreu sob o tema “Imunoterapia e Imunomodulação na Prática Clínica” e contou com conferências, mesas-redondas, simpósios, workshops teórico-práticos e sessões de apresentação de trabalhos científicos. Estes últimos foram expostos tanto sob a forma de comunicações orais, como através de e-posters - posters com discussão electrónica.

De entre os artigos científicos apresentados destaca-se o da Dra. Emília Faria, Assistente Hospitalar Graduada de Imunoalergologia no Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra que abordou o tema “Como excluir a Imunodefiência Primária”.

A SPAIC foi fundada a 10 de Julho de 1950 e é, atualmente, a maior associação científica nacional de médicos especialistas, em especial imunoalergologistas, investigadores e técnicos dedicados ao estudo da alergia, asma e imunologia clínica.

 

GALERIA:

 

Contactos

E-mail geral@apdip.pt para qualquer dúvida!

  • NIF: 506 353 753
  • NIB: 0035 0864 00056674630 08

Definição

  • Imunodeficiências Primárias (IDP) são deficiências congénitas do sistema imunitário, que causam aumento da suscetibilidade a infeções, afectando principalmente as vias aéreas superiores e inferiores, o aparelho gastrointestinal e a pele. Estas infeções podem ser crónicas ou recorrentes, com gravidade variável, sendo em alguns casos fatais.

Sites de interesse