Historial

PDFVersão para impressãoEnviar por E-mail

Em Julho de 2002, no Hospital de S. João, no Porto, por iniciativa do responsável clínico de alguns doentes portadores de imunodeficiência primária, Dr. Bonito Vitor, realiza-se uma reunião com os doentes e pais, no sentido de alertar para a necessidade de criar uma associação para defesa destes doentes.

A 8 de Outubro, do mesmo ano, é oficialmente reconhecido o nome da Associação, APDIP, e entregue os estatutos para apreciação.

A comissão instaladora da APDIP participou na 1ª Reunião de Imunodeficiências Primárias em Portugal, que ocorreu na cidade de Leiria, em 18 de Janeiro de 2003.

No 5º Cartório Notarial do Porto, a 12 de Março de 2003, é efectuada a escritura da Associação Portuguesa dos Doentes com Imunodeficiências Primárias. A associação no primeiro ano é gerida por uma Comissão Administrativa, composta pelos fundadores.

No 2º Suplemento do Diário da República, III série, nº196, de 26 de Agosto de 2003 é publicada a APDIP.

Na primeira Assembleia-Geral da APDIP, a 27 de Março de 2004, são eleitos os órgãos sociais, apresentados e aprovados os estatutos e é estabelecido o valor da quota dos sócios.

Em 2005, é realizada a segunda reunião de doentes, desta vez em Vila do Conde, e são estabelecidos os primeiros contactos por correspondência com o Ministério da Saúde.

No ano seguinte é realizada a 2ª reunião de Imunodeficiências Primárias, no Porto, a 3 de Fevereiro.

A 17 Abril de 2006, teve lugar a primeira reunião com o Ministério da Saúde. Em Julho, foram eleitos os órgãos sociais da APDIP, tendo transitado todos os membros do mandato anterior.

Ainda em 2006, é aprovado o novo logótipo da Associação e realiza-se a segunda reunião com o Ministério da Saúde, em 13 de Setembro.

Em 2007, efectua-se uma reunião de doentes em Vila do Conde.

A 3ª Reunião de Imunodeficiências Primárias é realizada no Hospital de Santa Maria, em Lisboa, já no ano de 2008. Após este encontro, tem início a primeira reunião de doentes da zona sul do país.

A 10 Julho de 2010, a APDIP é convidada a participar na 4ª Reunião de Imunodeficiências Primárias, realizada em Coimbra.

A APDIP associa-se como membro da IPOPI, International Patient Organisation for Primary Immunodeficiencies, em Setembro de 2010.

A 23 de Outubro de 2010 são eleitos os actuais órgãos sociais da APDIP.

 

 

Contactos

E-mail geral@apdip.pt para qualquer dúvida!

  • NIF: 506 353 753
  • NIB: 0035 0864 00056674630 08

Definição

  • Imunodeficiências Primárias (IDP) são deficiências congénitas do sistema imunitário, que causam aumento da suscetibilidade a infeções, afectando principalmente as vias aéreas superiores e inferiores, o aparelho gastrointestinal e a pele. Estas infeções podem ser crónicas ou recorrentes, com gravidade variável, sendo em alguns casos fatais.

Sites de interesse