Decorreu nos dias 17 e 18 de maio a primeira reunião de Imunoalergologia do Funchal, no Hospital Dr. Nélio Mendonça, organizado pela Unidade de Imunoalergologia do Funchal com patrocínio científico da SPAIC.
Reuniu especialistas de Imunoalergologia, Medicina Interna, Anestesiologia, Hemato-Oncologia, Radiologia e Medicina Geral e Familiar, com palestrantes que falaram sobre a classificação das IDP e sinais de alerta, imunodeficiências de anticorpos, autoimunidade e imunodeficiências e por fim a sua terapêutica.
A APDIP recebeu o convite para estar presente com o objetivo de dar a conhecer a Associação aos doentes da Madeira, considerada uma região com uma grande incidência uma vez que a consanguinidade na ilha é alta. Prova disso são os cerca de 20 casos diagnosticados com IDCV, fora outras doenças raras.
Na presença de vários doentes com IDP seguidos na Unidade de Imunoalergologia do Funchal, Ricardo Pereira, presidente da direção, explicou a importância das associações de doentes e qual o seu papel perante a sociedade, profissionais de saúde, indústria de medicamentos e políticos. Falou na relevância de existir um grupo na Madeira com um representante da APDIP para apoiar os doentes da ilha. Apresentou também as diversas actividades que são feitas no âmbito da Semana Mundial das Imunodeficiências Primárias e destacou a importância de envolver doentes da Madeira de forma a abranger todo o Portugal e fazer campanhas fora do Continente.
Após a apresentação, todos os médicos, doentes e familiares tiveram um jantar de convívio. A boa disposição e vontade em contribuir neste projeto prevaleceu no ao longo da noite, o que permitiu conversar sobre o futuro desta nova comunidade.
Um especial agradecimento à Dra. Rita Câmara, Dra. Célia Costa e Dra. Emília Faria pela dedicação e empenho em dar aos doentes uma melhor qualidade de vida. OBRIGADO!