Começou oficialmente a Semana Mundial das Imunodeficiências Primárias de 2024. Este ano, a campanha coloca em destaque a necessidade crítica de acesso a diagnósticos oportunos e tratamentos de qualidade para todos os doentes com IDPs, em qualquer parte do mundo.
A APDIP une-se à comunidade global para promover o acesso universal aos cuidados necessários, abraçando a visão de “cobertura de saúde universal” da Organização Mundial de Saúde. No entanto, a realidade mostra que há ainda um caminho a percorrer para superar as diferenças significativas nos cuidados disponíveis para pacientes com doenças raras, como as IDPs.
Estamos comprometidos em quebrar as barreiras que impedem o acesso a cuidados adequados para 80% dos doentes com IDPs em todo o mundo. A falta de conhecimento sobre as IDPs, lacunas na disponibilidade e acessibilidade de diagnóstico e tratamentos, escassez de especialistas e de cuidados multidisciplinares, além das limitações no material necessário para a produção de tratamentos, são desafios que devemos superar juntos.
Durante a Semana Mundial das IDPs, vamos focar na sensibilização, educação e investigação como ferramentas essenciais para reduzir as lacunas de conhecimento existentes, melhorar os resultados de saúde e a qualidade de vida dos doentes em todo o mundo.
Convidamos todos os nossos associados e a comunidade em geral a se juntarem a nós nesta campanha. Acompanhe as nossas atividades, participe das iniciativas e ajude a espalhar a mensagem. Unidos, podemos efetuar uma mudança global.
Para saber mais sobre como pode participar e apoiar esta causa, visite o site oficial das campanha www.worldpiweek.org/.
Juntos, faremos a diferença!