Foi entre os dias 24 e 27 do passado mês de outubro que teve lugar, no Centro de Congressos de Lisboa, o 18º European Society for immunodeficiencies (ESID) | Kenes Group.
Portugal honrou-se em ser anfitrião deste evento de enorme dimensão que reuniu milhares de pessoas, desde investigadores e pacientes a profissionais de saúde vindos dos quatro cantos do mundo.
Destacaram-se os stands das várias Associações de Pacientes com Imunodeficiências Primárias (IDP) que tiveram, assim, oportunidade de mostrar um pouco do trabalho que têm vindo a executar.
Aconteceram, ainda, apresentações dos mais variados posters científicos que se mantiveram expostos ao longo de todo o evento.
Evidenciou-se a presença das mais variadas empresas na área de diagnóstico e terapêutica em IDP, que tiveram a fantástica oportunidade de dar a conhecer as suas mais recentes novidades e produtos.
O evento foi organizado por uma vasta equipa que englobou os melhores especialistas nacionais da área. As atividades foram divididas em três grupos principais: aquelas que foram pensadas para um público essencialmente constituído por médicos e investigadores, as projetadas para pacientes e também as pensadas especificamente para a classe de enfermeiros. Evidencia-se, aqui, o papel imprescindível levado a cabo pela International Patient Organisation for Primary Immunodeficiencies (IPOPI), que mostrou um trabalho notável.
Além das atividades académicas, não foram esquecidos os momentos de convívio em que o país anfitrião brindou os participantes com diversas atividades culturais, de partilha gastronómica, enaltecendo-se o Fado tão português e relembrando-se, sempre que possível, a história do país através de múltiplas visitas a alguns dos seus icónicos monumentos .
O bom tempo tornou ainda mais convidativo todo o evento, sendo possível realizar atividades lúdicas ao ar livre, enchendo-se a entrada do Centro de Congressos de participantes nos momentos de pausa, para aproveitar o sol que se fez sentir.
No último dia o sentimento foi de tristeza e enriquecimento após uma experiência adjectivada por muitos como inesquecível.
Com a sensação de dever cumprido, Portugal passa o testemunho à Bélgica que receberá o próximo evento na cidade de Bruxelas.