Este ano surge na APDIP um novo projecto, designado Crescer com IDP e dedicado aos nossos jovens doentes com idades entre os 10 e os 25 anos de idade.
Este projecto é desenvolvido por um membro da nossa Direcção, a Rita Cordeiro, hoje com 32 anos, que experienciou na primeira pessoa algumas dificuldades e períodos complicados durante a adolescência. Assim, sentiu necessidade de criar um espaço seguro para os jovens que crescem com IDP.
Tendo em conta que o período referido é uma fase muito importante do desenvolvimento humano, onde ocorrem múltiplas alterações físicas, psicológicas, cognitivas e sociais, às quais acresce a vivência com uma doença crónica com particularidades que os outros desconhecem, estas idades merecem e necessitam de uma atenção especial.
Assim sendo, é fundamental a partilha de experiências entre miúdos e graúdos, proporcionando-lhes um espaço seguro para desabafarem, criarem laços entre eles, descobrirem-se sem medos e para os ajudar a encontrarem a aceitação de viver com uma doença crónica.
Este projecto visa promover encontros informais entre os doentes mais novos e os mais velhos (mentores), sendo organizados regionalmente, dentro do possível, em periodicidade e formato ainda a definir.
Em caso de interesse, por favor, preencham os questionários disponibilizados no site: Questionário Mentores ou Questionário Jovens.
Para mais informações ou sugestões, entre em contacto connosco pelos meios disponíveis no nosso site.
Mais novidades sobre o projecto serão disponibilizadas em breve.