Inclusão da SCID no Rastreio Neonatal!

É com grande satisfação que partilhamos esta novidade: a SCID (Imunodeficiência Combinada Grave) vai finalmente ser incluída no Rastreio Neonatal Nacional. Esta vitória resulta do esforço conjunto da APDIP, GPIP e SPAIC, com o apoio do IPOPI, depois de quase uma década de recusas.

Assim, o estudo-piloto iniciado esta terça-feira, dia 1 de Abril de 2025 pelo Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge (INSA) é um passo fundamental para a inclusão definitiva desta patologia no «teste do pezinho», o que dará melhores hipóteses de sobrevivência e qualidade de vida às gerações futuras. Findo o estudo e tomada a decisão definitiva, em 2027 tornar-se-á a 29ª doença rastreada em Portugal.

É também de referir que a DGS alargou o prazo da vacina da BCG para as 5 semanas de vida e a mesma só deve ser administrada após a confirmação do resultado negativo no Rastreio da SCID.

Estas medidas vêm providenciar a possibilidade de diagnóstico precoce de uma doença rara que pode ser fatal durante o primeiro ano de vida quando deixada sem tratamento e a hipótese de melhor qualidade de vida das gerações futuras.